ANA FERREIRA

ANA FERREIRA

Voz

Em 2012 surge o primeiro contacto com o Fado. Em 2016 vence o concurso Viana Canta o Fado e, no ano seguinte, o IV Concurso de Fado de Lordelo do Ouro e Massarelos. Desde então é presença regular em vários hotéis, restaurantes e casas de Fado do Grande Porto e do Minho, fazendo também digressões regulares na Bélgica, Luxemburgo e Alemanha.


BIOGRAFIA

Natural de Braga, Ana Ferreira iniciou os estudos musicais na Escola Primária de São do Souto, tendo depois ingressado no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Mais tarde, viria a estudar na Universidade de Aveiro e na ESMAE, no Porto.

Entre 1999 e 2013 dedicou-se ao ensino artístico e à performance musical como cantora, diretora coral e diretora artística de inúmeros projetos de música clássica, música popular e tradicional, música jazz e música infantil.

Em 2012, com o projeto Dualogum, surge o primeiro contacto com o Fado. Desta experiência ficaram a curiosidade e a vontade de aprofundar conhecimentos na área e, em 2014, Ana Ferreira é selecionada para cantora e pianista residente nas Tardes de Fado da Quevedo Port Wine.

Em 2015 participa no Bragafado e, no ano seguinte, vence o concurso Viana Canta o Fado. Desde então, participa assiduamente em eventos e noites de Fado em Viana do Castelo, Valença, Melgaço, Monção, Braga e por todo o Alto Minho.

Desde 2016, a convite do músico Joaquim Caniço, passa a fazer digressões regulares em Luxemburgo, Bélgica e Alemanha, acompanhada por Miguel Braga na Guitarra Portuguesa.

Em 2017 venceu o IV Concurso de Fado de Lordelo do Ouro e Massarelos e, desde então, é presença regular em vários hóteis, restaurantes e casas de Fado, integrando atualmente o elenco de fadistas residentes no Santo Fado, no Porto, na FATUM, em Valença, e na Adega do Lagar, em Covas.
× Podemos ajudar? | Can i help you?